sábado, 13 de junho de 2015

SOBRADO PADRE BRITO GUERRA

O sobrado do Senador Brito Guerra teve sua construção iniciada em 1810 e ficou concluído no ano de 1811. O Padre Guerra decidiu construí-lo, após ter retornado do Rio de Janeiro, onde se submetera ao concurso para provimento do cargo de vigário colado (sacerdote fixo, na época nomeado pela   coroa), da freguesia do Seridó. O vigário passou então a residir no sobrado, acompanhado de sua mãe e das irmãs. Lá, ele morou por 34 anos, vindo a falecer no Rio de Janeiro, no dia 26 de fevereiro de 1845. Figura expressiva na política provincial e imperial, Brito Guerra teve sua primeira legislatura, como deputado geral, entre os anos de 1831 e 1833 e foi senador vitalício do Império em 1837. Foi projeto seu a Lei de 25 de outubro de 1831 que delimitava o território do Seridó fazendo-o definitivamente pertencer à Província do Rio Grande do Norte, acabando com a polêmica com a Paraíba que reivindicava essa porção espacial para si.
A edificação assobradada revolucionou as técnicas de construção até então vigentes na região, sendo um marco para a época e impulsionando o desenvolvimento urbano de Caicó. No prédio, funcionou por muito tempo a famosa Escola de Latim, visto que o padre Guerra era um exímio latinista.
Outra figura de destaque que visitou o sobrado e dele deu notícias foi o frei Caneca, que por aqui esteve em 1824, fugindo das tropas realistas que reprimiam a Confederação do Equador.
Grandes reuniões ocorreram no sobrado, para o qual acorria a sociedade seridoense, curiosa das novidades que trazia o padre, sempre que voltava de suas viagens à Corte.
Arquitetonicamente, o sobrado apresenta dois pavimentos, tendo uma sóbria fachada, na qual se divisam cinco portas e igual número de janelas, estas protegidas por grades de ferro. O seu interior já sofreu alterações. A mobília original, infelizmente, já se perdeu com o tempo; consta que o padre Guerra tinha bom gosto, utilizando móveis de madeira de lei e talheres, copos, colheres, estribos, salva, brida de prata.
O sobrado ele deixou para seus dois sobrinhos padres: Francisco Justino Pereira de Brito e Joze Modesto Pereira de Brito. E outro bens deixou também para seus filhos (!), conforme em vinte de novembro de 1844 anota em seu testamento:“que por fragelidade humana tive deis filhos; a saber Manoel Daniel, de Joanna da Rocha, em tempo que ella era solteira, o qual já faleceo, mas existe hum filho delle do mesmo nome, havido na constancia do matrimonio com Thereza, minha Sobrinha; Izabel, Theodora, Alexandrina, Jacinto, e Francisco, filhos de Maria José, aos quaes todos reconheço pello prezente Testamento por meos filhos, e os instituos, únicos e universaes herdeiros de minha fazenda”
Endereço: Rua Padre João Maria, 134  ( por trás da Catedral de Sant’Ana)

FONTE – UMA VIAGEM PELA MEMÓRIA SERIDOENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, LEVANDO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ VOCÊ E PARA O MUNDO, ATRAVÉS DE 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 2 DE FEVEREIRO DE 2014